2

Dia 8:::

Todos os benefícios do chá


É anticancerígeno, diurético e adelgaçante. Mas não só. Veja tudo o que esta bebida pode fazer por si


Não é um medicamento, mas os seus benefícios para o organismo são variados. Existem várias espécies de chá. Conheça as vantagens de cada um.






Os tipos básicos de chá, produzidos sobretudo na China, Índia e Ceilão, são provenientes da mesma espécie (camellia sinensis).






Distinguem-se entre si pelos processos de secagem e de oxidação (escurecimento das folhas devido à quebra de clorofila), o que determina uma ampla gama de sabores e aromas.






Verde


Produz uma infusão de cor verde jade e um suave e relaxante odor a verduras frescas. É o menos oxidado e, por isso, preserva uma maior quantidade de catequinas (fitonutriente com uma forte acção antioxidante).






Preto


É o mais aromático e o mais forte. As suas folhas em água a ferver produzem uma bebida castanha avermelhada com um aroma semelhante ao do malte.






Oolong


Considerado uma variedade intermédia entre o verde e o preto, pode apresentar três fases de oxidação: ligeira, moderada ou completa.






Branco


Resulta da infusão de chá com folhas jovens, que não sofreram efeitos de oxidação. É o mais suave e delicado (e também o mais caro e difícil de encontrar).






6 razões para o beber






1. É hidratante






Vários estudos descrevam o chá como uma fonte de hidratação por excelência, logo a seguir à água. Outros revelam que os consumidores apreciam o chá não só para matar a sede, mas também pelo seu sabor.






2. É antioxidante






Combate o envelhecimento, devido ao seu elevado conteúdo em flavonóides (fitonutrientes com forte acção antioxidante). Esta propriedade faz do chá um fiel aliado do coração, evitando a aterosclerose, reduzindo a tensão arterial e o risco de enfarte.






3. Tanto pode ser excitante como relaxante






De acordo com a nutricionista Helena Cid, "o chá contém L-teanina e baixos níveis de cafeína o que, para além de mais benéfico para a saúde, ajuda a manter a pessoa em alerta". Por outro lado, a L- teanina produz efeitos tranquilizantes no cérebro, induzindo o relaxamanto sem causar sonolência.






4. É anti-infeccioso






Os taninos (fitonutrientes com acção adstringente) não só conferem ao chá o seu sabor ligeiramente amargo, como também as suas qualidades antivirais e antibacterianas. Segundo alguns especialistas, combatem inclusive o vírus da gripe, o herpes simplex e a hepatite crónica.






5. É anticancerígeno






Os seus compostos, sobretudo os do chá verde, exercem um papel protector contra as células tumorais do pulmão, pele, próstata e estômago. Para além disso, actua contra agentes cancerígenos como as nitrosaminas.






6. Protege os dentes






Contém flúor, que contribui para o endurecimento do esmalte dentário. É por esta razão que os japoneses aconselham os seus filhos a beberem chá verde depois de comerem doces.






No entanto, não pode ser usado como substituto de uma boa higiene oral já que a desvantagem do chá é a de poder manchar os dentes.

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
 
 
 
 ola meninas...
 como vai isso...?? bem hoje continuo com a felicidade dos 64,5kg k vi nao balança ontem =)
Trouxe-vos um artigo sobre cha , que é algo que se bebe muito em tempos de dieta , se bem que eu bebo em dieta ou nao.. adoro .. tenho cha que nunca mais acaba e estou sempre a comprar .. a minha mae da em louca! hoje foi so passear ...depois do trabalho claro! tanta porcaria (guloseima) que vi e consegui resistir lol! 
 
ca vai o menu:

pequeno- almoço: pao torrado com quase nada de manteiga
meio da manha: 2 bolachas (fruit da proalimentar) + 1/2 de leite
almoço: sopa
lanche: pao torrado com mateiga+compal pera
jantar : sardinha com 2 metades de batata cozida
ceia: cha+ qualquer coisa
 
hoje foi a desgraça do pao , mas lanchar num shopping.. va que fugimos para o jumbo.. um pao torrado é bem melhor que os panikes de chocolate que me tavam a piscar o olho =)
 
 
beijinhos....

2 moranguinhos:

Gatinha

Também adoro chá, bebo umas 3 canecas por dia :)
Parabéns por resistires às tentações, com o tempo vai custando menos ;)
*

mllissa

Um grande aliado, o chá...
Bjo

Enviar um comentário